Ideias para sala de estar pequena

A sala de estar é um ambiente muito desejado da casa ou apartamento, principalmente para as pessoas que gostam de se reunir em família ou com amigos.

Quando os espaços são reduzidos, muitas pessoas buscam por ideias para sala de estar pequena para decorar e tornar o ambiente o mais confortável possível.

Procurar por inspirações de decoração e ideias para esse ambiente da casa pode ser um desafio, porque nem sempre temos um espaço grande disponível para decorar do jeito que sonhamos.

Com isso, pensando em te ajudar nisso, trago aqui algumas ideias perfeitas para você colocar em prática na sua sala de estar pequena para deixá-la aconchegante.

Se está for a sua primeira visita ao blog C66 Interiores, saiba que apresentamos algumas dicas de construção, decoração e outros temas que vão lhe ajudar no seu dia a dia.

É possível decorar uma sala de estar pequena?

Como disse, nem sempre temos o maior espaço disponível de uma sala de estar para decorar e compor com os móveis que sonhamos, mas, é possível organizar o ambiente com algumas dicas.

Existem diversas ideias para sala de estar pequena que podem te ajudar nesse processo e isso não significa que você vai gastar muito.

Algumas das opções de decoração são fáceis para deixar o seu ambiente mais aconchegante e confortável para a sua família.

Ideias para sala de estar pequena

Abaixo vou apresentar algumas dicas que você precisa avaliar de acordo com as suas condições. Por isso, leia com atenção para planejar as mudanças e evitar o desperdício de dinheiro.

Medir o espaço disponível

Antes mesmo de você começar a pensar qual decoração deseja fazer na sua sala de estar, é importante medir todo o espaço disponível.

Isso vai te permitir definir quais serão as prioridades para aquele ambiente e também pode te ajudar na hora de escolher os móveis e objetos decorativos, evitando que você gaste um dinheiro com determinado móvel que possa não caber na sua sala.

Escreva tudo o que deseja fazer

Depois de medir todo o espaço disponível, a próxima ideia para decorar a sua sala de estar pequena é escrever em um papel tudo o que você deseja fazer naquele ambiente.

Se você é apaixonado pelo mundo da decoração, com certeza deve ter algumas ideias na sua mente que não podem ficar de fora do planejamento do seu ambiente, não é mesmo?

Com isso, quando você escreve o que realmente deseja fazer na sua sala de estar, é possível definir as prioridades para aquele ambiente e consegue colocar em prática seus objetivos.

Escolha móveis funcionais

Uma das melhores ideias para sala de estar pequena que posso compartilhar é sobre a importância da escolha de móveis funcionais.

Quando se tem um ambiente pequeno em casa, é preciso fazer com que os móveis tenham duas funções: fazer parte da decoração e atender às necessidades do local.

Com isso, evite comprar móveis que não tenham função e acabam atrapalhando a circulação de pessoas na sua sala de estar, por exemplo.

Lembre-se que muitas das vezes, o menos é mais.

Use as cores certas

Mesmo que esse ponto passe despercebido por muitas pessoas, usar as cores certas é uma das melhores ideias para sala de estar pequena.

Isso porque existem muitas cores que podem deixar o seu ambiente ainda mais apertado, como as escuras.

O ideal é que você priorize as cores mais claras, mas caso queira pintar alguma parede com um tom escuro, faça uma boa combinação com o branco. Assim, o seu ambiente fica com a sensação de ser mais amplo.

Defina o estilo de decoração

Existem diversos estilos de decoração para você aplicar em algum ambiente da sua casa, desde os mais coloridos aos mais neutros, dos mais minimalistas aos mais exorbitantes e também os mais simples.

Definir o estilo de decoração faz com que o seu ambiente fique mais harmônico, e isso é ideal para sala de estar pequena.

Tenha atenção aos objetos decorativos escolhidos

Outro ponto que não pode passar despercebido é o fato de escolher os objetos decorativos perfeitos para o seu ambiente.

Quando falo de objetos decorativos posso citar também as cortinas, tapetes, mantas e até mesmo aparador.

A escolha desses objetos deve ser feita com muito cuidado. A cortina, por exemplo, é recomendada que seja de tecidos leves e cores claras, tendo um comprimento que vá desde o teto até o chão.

Já as prateleiras e os nichos servem para ajudar na decoração da sala. Você também pode apostar em plantas pequenas que não exijam muito trabalho para compor o ambiente.

Cuidado com a iluminação do ambiente

Entre as ideias para sala de estar pequena, a iluminação deve ser muito bem pensada para completar a sua decoração.

Você pode escolher um jogo de luzes que dê destaque a sala de estar, por exemplo.

Outra ideia é dar destaque para uma luminária ou então um abajur. Você também pode escolher algum pendente para esse ambiente.

Lembre-se de dar preferência para luzes mais frias, deixando o ambiente mais iluminado e aconchegante.

Essas foram algumas das melhores ideias para sala de estar pequena. Se você deseja decorar esse ambiente, coloque essas dicas em prática para não gastar muito e deixar a sua casa o mais confortável possível.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.