Quais são as desvantagens de morar em casas?

Entre os principais problemas estão a insegurança e gestão financeira

Quem vai adquirir ou alugar um imóvel para moradia sempre fica na dúvida entre casa e apartamento. Muitas vezes, a resposta não é tão simples já que depende de diversos fatores e vamos falar sobre eles.

A verdade é que existem algumas desvantagens de morar em casas que podem ajudar na decisão.

O mercado imobiliário dispõe de opções para os dois tipos de imóveis. Por isso, o que vai influenciar mesmo é o perfil do morador ou moradora. Isso inclui disponibilidade financeira para manutenção, segurança e necessidade de um espaço mais amplo.

Aqui no blog C66 Interiores sempre apresentamos diversos conteúdos sobre reformas, construções e decoração. Desta vez, vamos listar algumas desvantagens de morar em casas que têm influenciado na escolha por apartamentos. Boa leitura!

Principais desvantagens de morar em casas

Você vai comprar ou alugar, mas não se decidiu sobre qual tipo de imóvel, saiba que a decisão deve ser baseada em alguns fatores. Por exemplo, possui animais de estimação? Como é a segurança do bairro? As respostas vão ajudar a definir a sua escolha.

Insegurança

Ainda que exista a opção de morar em condomínios fechados, convenhamos, não é para qualquer contracheque. Uma das principais desvantagens de morar em casas, portanto, se refere à segurança.

Casas não têm porteiros, por exemplo. Um sistema de monitoramento não é tão barato para instalar. Daí, fica aquele medo constante de assaltos, a necessidade de contratar gente para vigiar enquanto viaja, e por aí vai.

Neste sentido, tente observar a vizinhança. Existem muitas cercas elétricas, câmeras de segurança e grades em janelas e portas? Se as respostas são positivas, a sua melhor decisão pode ser morar em um apartamento.

Gestão financeira

Entre as desvantagens de morar em casa está o fato de não ter a opção de ratear, por exemplo, despesas de água e manutenção com outros moradores. Consequentemente, fica tudo para seu próprio bolso, o que exige planejamento financeiro.

E acredite, as despesas sempre chegam!

Por outro lado, você terá a liberdade de decidir sobre o que será feito e quando, o que permite se organizar para implementar melhorias.

Espaço para carros

Ué, mas como assim? Uma casa tem muito mais espaço para guardar carros do que apartamento! Sim, é fato, mas quanto mais veículos, maior a necessidade de cobertura. 

Consequentemente, mais gastos você terá!

Além disso, para quem vive nos grandes centros urbanos com valor elevado do metro quadrado, os espaços para garagem são cada vez mais escassos.

Gastos com reformas

Mais uma desvantagem de morar em casa está relacionada à manutenção. Sabe aquele telhado que precisa consertar? Gasto seu. Ou aquela cobertura para a garagem? Também, uma despesa sua.

Em um condomínio, os gastos com pintura são compartilhados entre os moradores. E a pessoa também não passa pela dor de cabeça para procurar prestadores de serviços e acompanhar a obra.

Entrega de encomendas

Quer comodidade maior do que pedir algo pela internet? Mas, já parou para pensar que, se você não estiver em casa, não tem ninguém para receber a encomenda quando ela chegar?

Em prédios, por outro lado, o entregador tem a opção de deixá-la na portaria.

Ausência de comodidades

A não ser que tenha um budget para uma mega construção, uma das desvantagens de morar em casa é a ausência de comodidades. Faltam, por exemplo, academia, parquinhos, salão de jogos e festas, áreas de lazer e até quadra esportiva.

Quando se tem um pouco de espaço, a alternativa é construir uma churrasqueira ou instalar uma piscina para refrescar durante os dias quentes.

Limpeza

Assim como morar em casa exige maior planejamento financeiro, demanda mais tempo para limpar, afinal, costuma ser maior do que um apartamento. Nela, é necessário limpar tanto a parte interna quanto a externa o que, convenhamos, dá o maior trabalho.

E se você tiver um jardim, terá que cuidar dele sozinho ou contratar um jardineiro.

Acessibilidade

Não é uma regra geral, claro, mas normalmente, apartamentos estão localizados em regiões de maior acessibilidade de transporte público. Isso reduz despesas e tempo com deslocamento, gerando praticidade e economia.

Verifique também se a casa ou apartamento está próximo do seu trabalho ou escola dos filhos, já que a decisão pode indicar horas no trânsito ou não.

Agora que você conhece algumas das desvantagens de morar em casa, considere as suas condições atuais ao decidir pela aquisição ou locação um imóvel. Morar em condomínio tem suas vantagens, mas também tem alguns probleminhas.

Logo, a decisão precisa ser muito bem elaborada, com os prós e contras de cada situação. Desta forma, poderá aproveitar os benefícios de sua escolha.

Você conhece alguma outra desvantagem de morar em casa que não abordamos aqui? Escreva nos comentários e nos ajude a melhorar esse conteúdo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.